Como evoluir sua estratégia de segurança com o uso da SD-WAN e a arquitetura SASE

Conheça o novo “super casal” de segurança para empresas: SASE (Secure Access Service Edge) e SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network). A SD-WAN foi projetada para rotear o tráfego de rede e conectar usuários remotos a filiais, e o SASE está focado em proteger o tráfego de rede que parte de qualquer local e chega a qualquer destino.

Embora tenham propósitos divergentes, o SASE e o SD-WAN são complementares para alcançar um objetivo compartilhado: garantir que os usuários estejam conectados com segurança.

À medida que o SASE continua a ser amplamente adotado e desenvolvido, as equipes de segurança, que podem acessar as malhas SD-WAN existentes, poderão direcionar automaticamente o tráfego das filiais por meio de uma oferta SASE para uma solução completa e de ponta a ponta.

SASE: a próxima fronteira em segurança na nuvem

O Gartner estima que pelo menos 40% das empresas terão estratégias definidas para adotar o SASE até 2024.

Com um modelo de segurança SASE, as empresas e suas redes têm acesso a uma plataforma de ponta a ponta que se encaixa e protege facilmente os ecossistemas de nuvem, web e rede.

As organizações podem estender e configurar políticas para todos os recursos corporativos a partir de um único ponto de controle. Isso permite que os usuários acessem dados pertinentes em todos os dispositivos e locais sem um firewall ou VPN local.

As arquiteturas SASE também são projetadas com a funcionalidade Cloud Access Security Broker (CASB), Secure Web Gateway (SWG) e Zero Trust Network Access (ZTNA), oferecendo aos times de TI uma infraestrutura abrangente e de visualização única para maior visibilidade e controle.

Isso reduz drasticamente os custos para empresas, que, de outra forma, implantariam muitas soluções de fornecedores de segurança e redes em escala, simplifica as operações e a manutenção da rede e substitui produtos pontuais desconexos.

SD-WAN: a nova maneira de conectar a força de trabalho global

Embora o SASE tenha como objetivo fornecer uma solução de segurança holística, uma peça que faltava para aproveitar todos os seus recursos está na SD-WAN.

A SD-WAN não foi projetada com a segurança em mente, mas pode ser utilizada para reforçar os sistemas de defesa remotos. As SD-WANs surgiram há uma década e permitem que as organizações se conectem e gerenciem remotamente redes digitais.

Uma rede de longa distância (WAN) tradicional é uma coleção de redes locais que conecta dispositivos de diversos locais a um único data center. Isso permite que os usuários de uma empresa compartilhem recursos e comunicações de forma rápida e remota.

Já uma SD-WAN é uma sobreposição que monitora o desempenho das conexões WAN e usa uma abordagem centrada em software para determinar o caminho mais apropriado para os dados.

A SD-WAN ajuda a rotear o tráfego e conectar escritórios remotos à sede de uma organização ou ao data center principal. É fundamental que os usuários tenham acesso a recursos no data center primário para facilitar as operações remotas e em escala em uma malha global e interconectada.

Além disso, a SD-WAN é fundamental para que isso aconteça ao desacoplar o hardware de rede de seu mecanismo de controle. E com as empresas planejando continuar aumentando os níveis de trabalho remoto no futuro, devido aos benefícios de produtividade, a SD-WAN é um ativo ainda mais importante para os negócios.

Convergência: o poder do SASE e SD-WAN juntos em benefício da segurança

Ao realizar a convergência entre SASE com SD-WAN, as empresas e seus times de TI passam a monitorar, gerenciar e proteger melhor o fluxo de tráfego em toda a rede global.

Em consequência, a integração entre CASB, SWG e ZTNA cria uma visão única para segurança que pode mitigar com mais eficiência a perda de dados, o acesso não autorizado e os ataques de malware, ao mesmo tempo, em que aumenta o controle de acesso contextual e melhora a proteção contra ameaças.

Usar essa abordagem para conectar usuários a sua arquitetura tecnológica garante facilidade consolidada de gerenciamento e proteção consistente e abrangente não apenas no site principal, mas também onde as empresas já estão roteando o tráfego de filiais via SD-WAN.

Como resultado, as equipes de segurança podem implementar uma série de recursos de detecção de ameaças e dados com maior visibilidade e controle da rede

Embora o SASE ainda seja uma plataforma de segurança em nuvem em crescimento, ele cria uma solução simplificada e abrangente que protege os dados e defende ativamente os ecossistemas de nuvem, web e rede contra ameaças.

A agregação de recursos de segurança importantes e integrais, como CASB, SWG e ZTNA, ajuda a solucionar vulnerabilidades de segurança comuns e importantes.

Se os líderes de TI e segurança corporativos já estão roteando o tráfego via SD-WAN e desejam usar o SASE, eles precisam que o SASE coopere com o SD-WAN e participe do fluxo de tráfego.

As plataformas que podem trabalhar harmoniosamente com qualquer SD-WAN são mais capazes de explorar o verdadeiro potencial do SASE.

Para saber mais como a convergência entre SASE e SD-WAN pode ajudar sua empresa, entre em contato com a N&DC.

Consulte nossos especialistas

N&DC Systems IntegrationComo evoluir sua estratégia de segurança com o uso da SD-WAN e a arquitetura SASE

Related Posts