Sua empresa precisa de segurança de rede com uma arquitetura nativa de nuvem?

Neste momento ocorre uma meta comum para muitas empresas, independente do seu tamanho ou segmento: adotar serviços hospedados em nuvem, investindo em tecnologia portátil e móvel habilitada para Internet das Coisas (IoT) e tornar suas soluções de tecnologia internas mais responsivas, modernizadas e principalmente seguras para um público de usuários mais amplo.

Uma parte importante da adoção de tantas dessas novas tecnologias é a convergência da rede e da segurança em um único serviço baseado em nuvem – também conhecido como Secure Access Service Edge (SASE).

Com o SASE, as empresas não precisam mais se preocupar em ter uma rede que é muito rígida e imutável e medidas de segurança que são muito focadas em um data center.

As organizações podem adaptar seu modelo SASE aos seus requisitos de negócios atuais e projetados, bem como às suas redes legadas, mas nem toda organização precisa de um modelo SASE entregue por meio da nuvem.

Para tanto, vamos examinar as melhores maneiras de adaptar seu modelo SASE de acordo com suas necessidades e objetivos de negócios, bem como os motivos pelos quais eles são tão populares entre as organizações de digitalização rápida.

Foco na satisfação do cliente

As soluções de segurança hospedadas na nuvem trazem ainda mais conveniência na forma de controles de segurança automatizados, uma variedade de aplicativos baseados na web seguros e, é claro, opções fáceis de usar para processamento, por exemplo, de pagamentos e checkout.

Os sistemas baseados em nuvem podem eliminar a necessidade das empresas protegerem seu processamento online para que possam se concentrar mais em cultivar uma quantidade maior de conveniência e satisfação para o cliente.

Se sua empresa ainda não consegue integrar completamente a segurança hospedada em nuvem com sua rede, pode fazer mais sentido se concentrar primeiro na conveniência quando se trata de processar dados dos clientes.

No caso de operações de pagamentos, por exemplo, considere um modelo SASE que faz parte de um pacote de processamento de pagamento gerenciado que vem pronto com certificação PCI-DSS, o que significa que seus clientes podem pagar online sempre que quiserem usando seu cartão de crédito ou um pagamento bancário seguro.

Maximize a conveniência do cliente, bem como a conveniência para você mesmo, por meio do SASE, permitindo que produtos e serviços oferecidos por sua empresa possam fluir automaticamente para suas operações de negócio para que você nunca perca o controle dos dados no futuro.

Com o armazenamento em nuvem habilitado para SASE, os dados podem se tornar mais seguros e acessíveis, mesmo na ausência de um modelo SASE que seja totalmente integrado como parte da rede de uma empresa.

Use segurança hospedada na nuvem

Embora seja verdade que o SASE pode eliminar a necessidade de ferramentas de segurança que já existem no local, muitas empresas ainda podem precisar usar essas ferramentas que existem como parte de uma arquitetura de segurança de nuvem híbrida.

Alternativas como infraestrutura de segurança gerenciada por proteção na nuvem privada ou SASE que vem como parte de um pacote de serviço gerenciado podem ser mais sensatas para certas empresas.

De modo geral, as empresas que desejam convergir sua rede com suas soluções de segurança tradicionalmente pagam às empresas de software para construir uma infraestrutura na qual possam hospedar o software de segurança.

Infelizmente, esse método de integração também exige que as empresas lidem com quaisquer problemas que ocorra em relação aos usuários que precisam acessar a infraestrutura de seus computadores, esse ônus não recai mais sobre os ombros das empresas que adotam um modelo SASE às suas necessidades e objetivos.

O incrível aumento nas ferramentas e recursos hospedados na nuvem agora possibilita que as empresas paguem um serviço de nuvem privada para cuidar do gerenciamento de sua segurança.

Em vez de assumir a grande responsabilidade de criar sua própria infraestrutura massiva, as empresas podem usar serviços de fornecedores para hospedar um produto de segurança na nuvem e evitar o pagamento de altas taxas iniciais que normalmente vêm com a criação de uma infraestrutura.

Com a segurança hospedada em nuvem privada como parte de seu modelo SASE, as empresas podem permitir que seus usuários acessem rapidamente um navegador da Web e acessem o software sem se preocupar em lidar com problemas relacionados à segurança.

Em última análise, a segurança gerenciada e hospedada em nuvem privada faz mais sentido para organizações que não têm os recursos para construir um modelo SASE como parte de sua rede e entregá-lo como um serviço de nuvem.

Os serviços privados não apenas tratam dessa integração, mas também cuidam de garantir a integridade da segurança da rede por meio do monitoramento contínuo.

O melhor desses serviços hospedados em nuvem construirá sistemas de monitoramento em protocolos de segurança de rede de uma empresa desde o nível mais básico, que é essencial para manter os sistemas livres de software malicioso.

A Cisco está conduzindo a revolução do acesso seguro em todos os lugares com uso do SASE

Secure Access Service edge (SASE) combina funções de rede e segurança na nuvem para fornecer acesso seguro e contínuo aos aplicativos, em qualquer lugar que os usuários trabalhem.

As funções principais incluem rede de longa distância definida por software, gateway seguro da web, firewall como serviço, agente de segurança de acesso à nuvem e acesso à rede de confiança zero. O modelo SASE visa consolidar essas funções em um único serviço de nuvem integrado.

Os benefícios de um modelo SASE são desbloqueados trabalhando com um único fornecedor que pode reunir as melhores redes, segurança e capacidade de observação – ao mesmo tempo que oferece flexibilidade e proteção do investimento para fazer a transição para a nuvem no seu ritmo.

A Cisco fornece todos os blocos de construção de uma arquitetura SASE hoje, reunidos em uma única oferta.

SASE do seu jeito

A infraestrutura de nuvem global da Cisco oferece os melhores recursos de rede e segurança da categoria para fornecer soluções simples e flexíveis que se dimensionam para atender às suas necessidades.

  • Conectar

Libere sua força de trabalho, fornecendo uma conexão perfeita para aplicativos em qualquer ambiente de qualquer local.

  • Controle

Simplifique a segurança, otimize as políticas e aumente a proteção com um serviço de segurança multifuncional na nuvem.

  • Converge

Una segurança e rede por meio de uma abordagem flexível e integrada que atende às demandas de várias nuvens em escala.

A abordagem da Cisco para SASE combina rede líder e funcionalidade de segurança em um único serviço nativo da nuvem para ajudar a proteger o acesso onde quer que os usuários e aplicativos residam.

Ente em contato com nossos especialistas para saber mais!

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 19 anos oferecendo tecnologia de ponta, contando com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua.

Sempre visando o desenvolvimento de soluções de TI focando na satisfação de seus clientes, a N&DC atende com agilidade, qualidade e comprometimento. O objetivo de toda nossa equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam às necessidades atuais do mercado de TI.

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O Webex tem funcionalidades em conjunto com outros aplicativos, para que sua equipe possa trabalhar integrada

Hoje, a colaboração é mais crítica do que nunca.

A tendência do trabalho remoto está mudando o hub de trabalho digital das empresas de e-mail para aplicativos de colaboração em equipe. Cada vez mais os funcionários confiam neles como seu principal meio de se envolver com seus colegas de trabalho para gerenciar tarefas e fluxos de trabalho.

A colaboração em equipe está rapidamente se estendendo além das fronteiras corporativas, à medida que as empresas buscam adotar aplicativos de equipe para melhorar o envolvimento com parceiros, fornecedores e clientes.

Em um mundo onde as equipes estão cada vez mais dispersas e separadas por fronteiras globais, é crucial ter o aplicativo certo para reunir seu pessoal. Ferramentas colaborativas como Cisco Webex podem ser a resposta para a criação de uma força de trabalho coesa.

Cisco Webex é uma solução de colaboração de última geração projetada para fornecer soluções simples para o trabalho em equipe, onde quer que seus funcionários estejam.

Combinando compartilhamento de arquivos, mensagens, reuniões, chamadas, hardware e muito mais, o Cisco Webex oferece ao seu pessoal as ferramentas de que precisam para produzir um trabalho melhor.

Recursos do Cisco Webex

O Cisco Webex foi projetado para competir com as principais soluções do mercado. A Cisco é uma das opções líderes no mercado para empresas que buscam ambientes seguros e confiáveis ​​para chamadas, mensagens e reuniões.

Esteja você no escritório ou em trânsito, o Cisco Webex pode ajudar a acelerar a transformação digital e impulsionar uma nova maneira de trabalhar para seus usuários e equipes.

Qualquer pessoa pode iniciar uma reunião com o toque de um botão, compartilhar sua tela ou enviar um arquivo importante para um colega. Além disso, todas as informações que você compartilha são salvas com segurança em sua base de conhecimento para fácil acesso mais tarde.

Como um fornecedor líder em ambiente de comunicação, o Cisco Webex é um serviço baseado em nuvem desenvolvido em torno de uma série de aplicativos de comunicação e colaboração.

Uma característica fundamental do serviço é a integração profunda com várias ferramentas: se você deseja fazer uma chamada, enviar uma mensagem instantânea, compartilhar um arquivo ou iniciar uma reunião, tudo é feito no mesmo lugar, com todos os usuários compartilhando a mesma interface e a mesma rede.

O Cisco Webex é, portanto, comercializado como uma experiência de colaboração completa, sem necessidade de extras ou add-ons.

Os vários recursos podem ser agrupados em três funções principais:

Reuniões

O  Cisco Webex oferece uma plataforma pronta para uso para vídeo HD e audioconferência a partir de qualquer dispositivo. Os documentos podem ser compartilhados ou criados de forma colaborativa e salvos com o histórico de versões.

A intenção é facilitar ao máximo a organização, preparação, hospedagem e revisão dos conteúdos das reuniões, sejam elas virtuais, físicas ou uma mistura de ambos.

O conteúdo e os tópicos de discussão podem ser acessados ​​em tempo real para obter informações de diferentes fontes durante as reuniões, e é igualmente fácil revisar, acompanhar e distribuir pontos de ação posteriormente

Mensagens

O  Cisco Webex inclui um mecanismo de mensagens instantâneas de classe empresarial que oferece suporte a grupos ilimitados e mensagens privadas, compartilhamento de arquivos e busca direta de diretório para encontrar contatos para enviar mensagens

Chamada

A Cisco projetou o Cisco Webex para ser totalmente compatível com o Cisco Unified Communications Manager (UCM) e o Cisco Webex Calling. Os clientes existentes do Unified Communications Manager, Business Edition e Hosted Collaboration Solution (HCS) podem acessar todos os benefícios e recursos desses sistemas enquanto fazem chamadas de voz de dentro do Cisco Webex Teams

Todas essas funções têm o objetivo de fornecer continuidade perfeita e sem esforço de dispositivo para dispositivo e de espaços físicos para virtuais. Por exemplo, todas as chamadas de vídeo e áudio podem ser alternadas do desktop para o celular e vice-versa.

Então, você pode estar em uma chamada com um colega em outro escritório e perceber que é importante envolver pessoas de sua própria equipe – um clique e a chamada pode ser emparelhada com um telefone de conferência.

Da mesma forma, o Cisco Webex inclui uma ferramenta de quadro branco, permitindo aos membros da equipe esboçar ideias e fazer anotações juntos em tempo real a partir de qualquer dispositivo. Mas esse aplicativo também se conecta ao Cisco Webex Board, uma solução de quadro branco físico para salas de reuniões.

Todas as ideias esboçadas aqui são armazenadas no mesmo lugar que os quadros brancos virtuais – novamente, trata-se de usar a nuvem para criar esse fluxo de trabalho contínuo.

A ênfase colocada em tornar o Cisco Webex compatível com o PABX do escritório da Cisco e as soluções de gerenciamento de chamadas é outro exemplo. As soluções de comunicações em nuvem chamam muito a atenção por seu suporte para trabalho móvel e flexível.

A telefonia interna continua sendo o núcleo das comunicações para a maioria das empresas. A estreita integração com o telefone do escritório, portanto, torna o Cisco Webex melhor para ajudar as equipes a trabalhar melhor.

Integrações poderosas de nossos parceiros para o seu negócio

A Cisco também está ciente de que os clientes hoje em dia desejam ferramentas que se integrem a todas as outras plataformas que podem usar, não apenas a outros produtos Cisco.

Nosso ecossistema de desenvolvedores, parceiros e fornecedores independentes de software ajudam a estender o valor do Webex, oferecendo a você um conjunto de soluções de colaboração de equipe totalmente integradas em vários setores e funções.

Promova um melhor engajamento dos funcionários, cumpra as regulamentações de conformidade, conecte silos de comunicação com outras empresas e muito mais.

Portanto, torne as APIs do Cisco Webex Teams prontamente disponíveis para integração personalizada com outro software, para que os usuários finais possam criar seus próprios fluxos de trabalho.

Com o Cisco Webex, você e sua equipe podem manter seu fluxo de trabalho atual sem perder o ritmo. O Webex se integra perfeitamente a muitos aplicativos do setor *

(*Consulte-nos*  a disponibilidade de recursos pode variar de acordo com a oferta)

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 19 anos oferecendo tecnologia de ponta, contando com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua.

Sempre visando o desenvolvimento de soluções de TI focando na satisfação de seus clientes, a N&DC atende com agilidade, qualidade e comprometimento. O objetivo de toda nossa equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam às necessidades atuais do mercado de TI.

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Sua equipe tem a ferramenta de colaboração certa para trabalhar de qualquer lugar?

A pandemia COVID-19 gerou um rápido aumento no número de aplicativos de colaboração que entram no local de trabalho, à medida que as organizações reagem à ampla mudança para o trabalho remoto.

Um total de 41% das 476 empresas que participaram do recente estudo de pesquisa global “Workplace Collaboration: 2021-22” da Metrigy, empresa especializada de consultoria estratégica, usam mais de um aplicativo de reunião.

Quase 38% implantaram vários aplicativos de colaboração em equipe e mais de 15% têm mais de um sistema telefônico. Dos 58% que usam a colaboração em equipe, mais da metade está permitindo acesso externo aos espaços da equipe ou planejando fazê-lo até o final de 2021.

Todo esse cenário de mudança e transformação do ambiente de trabalho nos leva a seguinte pergunta: quão seguras são as ferramentas de colaboração?

Conforme o número de aplicativos aumenta, os desafios de segurança da ferramenta de colaboração também aumentam por uma variedade de razões

Os recursos de segurança disponíveis em aplicativos de colaboração variam muito. Alguns oferecem políticas refinadas que controlam a participação em reuniões, compartilhamento de arquivos, bate-papo e acesso externo, enquanto outros têm recursos mais limitados.

Os fornecedores têm se movido cada vez mais para oferecer criptografia de ponta a ponta, mas com as chaves mantidas pelo cliente, esse recurso ainda não está disponível em todos os aplicativos.

Os provedores de aplicativos continuam adicionando recursos para fazer melhorias. Por exemplo, um aplicativo de reunião moderno permite a criação de transcrições, bate-papo com participantes e compartilhamento de arquivos, todos criando risco potencial de vazamento de dados e perda de controle de dados.

Os principais riscos de segurança, entretanto, são o acesso não autorizado a reuniões, a exemplo do Zoombombing, quando participantes indesejados invadem e interrompem sua reunião, e a exposição ou roubo de informações geradas pelas equipes armazenadas em espaços de colaboração ou gerados por eles.

A falta de recursos de segurança consistentes, juntamente com o crescimento de aplicativos e recursos de colaboração criam desafios crescentes na tentativa de habilitar e aplicar políticas consistentes e no estabelecimento de visibilidade ponta a ponta para identificar e mitigar ameaças antes ou depois que elas ocorram.

Além disso, as empresas enfrentam riscos de segurança adicionais direcionadas às plataformas de colaboração que incluem o seguinte:

  • Ataques de fraude de tarifação contra infraestrutura de comunicação que podem resultar em despesas financeiras elevadas.
  • Ataques de negação de serviço contra redes e aplicativos locais que interrompem o acesso.
  • A necessidade de fazer cumprir as políticas que regem o uso adequado dos canais de colaboração, interna e externamente, como a identificação e prevenção de linguagem potencialmente abusiva ou inadequada.

A luta pela segurança de TI por líderes de negócios se equilibra entre a obrigação de proteger a empresa e a força de trabalho, junto com a necessidade de prover colaboração virtual eficaz.

Infelizmente, de acordo com a pesquisa Metrigy, apenas 41% dos participantes do estudo têm um plano de segurança de colaboração proativo no local de trabalho. Outros 31% estão avaliando se devem criar um plano ou planejam implementá-lo até o final de 2021.

Além de ter um plano, as empresas podem se beneficiar do uso de plataformas projetadas especificamente para permitir a aplicação e o gerenciamento de políticas de segurança centralizadas em uma variedade de aplicativos de colaboração diferentes.

Quando se trata de segurança, confie na Webex

Quando se trata de um ambiente de colaboração protegido, o Cisco Webex tem segurança e privacidade embutidas em seu DNA. A Cisco investiu pesadamente na construção de uma cultura de segurança com as verificações e equilíbrios corretos.

O Webex escolhe configurações padrão seguras prontas para usar, permitindo assim que os usuários comecem a colaborar livremente sem se preocupar com as configurações. Ao mesmo tempo, o Webex oferece uma ótima experiência ao usuário – que não compromete a segurança. Isso é colaboração sem concessões. Essa é a diferença de segurança da Cisco.

A plataforma Webex protege as informações do usuário sem comprometer os recursos essenciais, como a pesquisa segura de conteúdo armazenado e compartilhado.

Além disso, a criptografia de ponta a ponta do Cisco Webex mantém suas mensagens, documentos e conteúdo do quadro de comunicações criptografadas de um dispositivo para outro.

E você pode integrar o Webex com seus aplicativos existentes de prevenção contra perda de dados para manter suas informações confidenciais seguras.

Webex faz tudo

Ofereça videoconferências, chamadas e colaboração em equipe de forma confiável. Permitir experiências de usuário agradáveis, maximizando o uso com ferramentas de gerenciamento e análise.

Mantenha as informações seguras e compatíveis com a conformidade, sem sacrificar os recursos essenciais. Dê um passo em direção à nuvem, mesmo se você tiver uma infraestrutura local. Com o Webex, estamos com você em todas as etapas do caminho.

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 19 anos oferecendo tecnologia de ponta, contando com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua.

Sempre visando o desenvolvimento de soluções de TI focando na satisfação de seus clientes, a N&DC atende com agilidade, qualidade e comprometimento. O objetivo de toda nossa equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam às necessidades atuais do mercado de TI.

 

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Software Delivery e o Mito da Esteira Complexa

DevOps. DevSecOps.

Por onde passamos em nossos clientes estamos vendo essa evolução.

Empresas criando squads, separando os times, focando em automações que facilitem nessa jornada Dev -> Ops. Se tiver segurança então, melhor ainda um DevSecOps. Mas há uma complexidade nisso.

Há pessoas, scripts, diversas ferramentas de CI (Continuous Integration) /CD (Continuos Delivery), afinal de contas, precisamos dentro dessa esteira planejar a necessidade do nosso cliente, a criação, integração, verificações / validações, deploy e operação, monitoramento / observability e melhorias em um ciclo contínuo com foco em entregar a melhor experiência e valor para nosso cliente.

Parece complicado né?! E quando vamos ao Google procurar por ferramentas que compõem essa esteira? Temos um exemplo abaixo:

Hoje falamos em 3 motivações para ter um DevOps:

  1. Escalabilidade:  as soluções precisam ter mais escalabilidade. Manter a esteira customizada gera muito trabalho, recursos fixos no time, scripts bem documentados, pipeline documentado, envolvimento de várias squads desde infra até segurança, fluxos de aprovações entre outros;
  2. Migração para Cloud : é extremamente necessário ter pelo menos um Delivery Automatizado. É praticamente impossível subir kubernetes na nuvem sem automatizar, por exemplo. E a migração para Cloud, seja IaaS, PaaS ou SaaS, tem sido cada vez mais comum entre as empresas;
  3. Pressão por Inovação:  nosso usuário final cada vez mais quer uma experiência digital. Se pensarmos em e-commerce, fintechs e outros segmentos que possuem um mercado competitivo, e impulsionados pelo cenário atual, a pressão pela inovação é alta. E nosso time DevOps tem que estar pensando em inovação e não resolvendo bugs.

Ter uma ferramenta de orquestração para essa esteira  e integrar teu repositório, cofre de senhas, ITSM, ferramentas de colaboração, etc. em um unico pipeline correndo as stages de DEV, HML, DEV, PROD de forma automatizada, documentada e ainda controlando o seu custo, cuidando das integrações, delivery seguro e automatizado, realizando o fundamental Continuous Verification: é isso que oferecemos com a Harness.

De forma muito simples, desmistificando a complexidade em montar um pipeline estável e escalável onde  podemos montar a esteira integrando com ferramentas já utilizadas podendo, inclusive substituir algumas ferramentas trazendo maior controle, segurança e automação.

A cada novo deploy, nova tag ou release  a esteira está preparada para subir seu terraform, integrado com a nuvem para subir a máquina (controlando teu custo) com gatilhos que peçam a aprovação no teu JIRA ou ServiceNow para poder seguir na esteira.

Queremos realizar aqui algumas perguntas provocativas te façam refletir sobre a necessidade de ter uma única plataforma para gerenciar  a performance, disponibilidade, desempenho e custos de forma automatizada:

  • Qual a sua frequência de deploys?
  • Quantos rollbacks ou rollover acontecem?
  • Quanto tempo para montar um pipeline?
  • Quanto tempo é gasto com cenários de testes em QA?
  • Quanto tempo para conseguir a aprovação para subir um deploy em PROD?
  • Hoje há uma auditoria dessa esteira? Saber quem está executando, onde, características, número de falhas, squad com maior performance?
  • E se a performance piorar? A esteira está integrada com sua stack de observability?
  • Hoje tem testes Blue Green? A/B? Canary?
  • Qual o teu custo em caso de cloud/multi cloud? Como é controlado correlacionando na esteira? Automático?

Vamos falar mais sobre isso?

A N&DC auxilia na adoção das melhores soluções de monitoramento para otimizar seu ambiente de trabalho. Fale com nossos especialistas! 

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Quem precisa de APM? E por quê?

Quando falamos de monitoramento de aplicações (APM) e a importância de mitigar perdas financeiras, “estrago” na imagem da empresa e enormes troubleshootings , salas de guerra (ou como carinhosamente chamamos de “barata voa”); sempre está associado com perguntas como “Por que eu preciso de um APM?” ou “Como um APM pode me ajudar na Gestão de Negócios?”. E são perguntas pertinentes!

No mercado, muitas empresas estão investindo em times de operação e/ou aplicações (IT Ops & App Ops), cujo objetivo é manter as aplicações disponíveis, otimizar os custos de infraestrutura e utilização de recursos, estabelecer um centro de monitoramento efetivo, reduzir incidentes que impactam no negócio e ainda são cobrados por demonstrar o retorno do investimento realizado (ROI).

O dia-a-dia de operações/aplicações temos alguns desafios que acabam tirando o foco dos times que deveriam estar voltados para a inovação ou agilizando o Backlog para atender chamadas fora do horário de trabalho (gerando hora extra, stress, gap na escala do time), falta de visibilidade de algum software ou hardware por falta de ferramenta ou por excesso de ferramentas não consolidadas, falta de automação em atividades simples, fornecedor ou parceiro externo/terceiro fornecendo serviço com baixa performance, que impactam na aplicação e na falta de clareza  fazendo com que aquele incidente que causou todo o stress teve um impacto para negócio (Sabe aquele chamado às 3 AM de 100% de CPU, impactou em alguma venda? Deixamos de vender?).

Se você se identificou com algum desses desafios, já temos pelo menos uma resposta: Você precisa de um APM. E ele pode te ajudar a gerir seu business.

Responder essas perguntas estão no DNA da N&DC, que tem na plataforma CISCO AppDynamics a solução ideal para o correlacionamento dessas métricas técnicas com impacto para Negócio. Uma ferramenta única que cobre as iniciativas de “Digital Transformation”, “Cloud Migration” e “AIOps” aumentando a capacidade do teu time de engenheiros e engenheiras, e a velocidade dos seus releases e garantindo a escalabilidade dos seus produtos.

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Educação remota: 4 dicas para otimizar a colaboração entre alunos e professores

Enquanto milhares de escolas e universidades no Brasil e no exterior se preparam para outro semestre de educação remota, os professores estão lutando para adaptar aulas presenciais para o ensino à distância.

É compreensível que educadores e instituições se sintam sobrecarregados com tantas mudanças acontecendo em tão pouco tempo. No entanto, é preciso entender as diferenças entre ensinar em uma sala de aula de tijolo e argamassa e ensinar em uma sala online.

O ensino na educação remota precisa ser muito mais dinâmico para manter tanto alunos quanto professores engajados. Pensando nisso, separamos 4 dicas de como otimizar a colaboração entre esses dois grupos na sua instituição! Acompanhe:

1.Utilize técnicas de aprendizagem dinâmica

Não há dúvidas sobre os desafios impostos pela educação remota — mas, sem dúvidas, o maior deles é manter os alunos engajados. Apenas reproduzir as técnicas de ensino utilizadas em salas de aula físicas no ambiente virtual não é efetivo. O aluno online deve possuir um papel muito mais ativo na sua própria aprendizagem do que o aluno offline.

Faça com que os alunos voltem a sintonizar-se adotando estratégias de aprendizagem dinâmicas e colaborativas que os estimulem a se envolver com o material e entre si. Estudos têm mostrado que a aprendizagem colaborativa online aumenta o desempenho acadêmico, a retenção de conhecimento e as habilidades interpessoais.

Incluir ferramentas como aplicativos de gravação de tela, salas de reuniões virtuais, documentos colaborativos e sistemas de gerenciamento de aprendizagem podem ser caminhos eficazes para a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos.

  1. Invista na tecnologia base para a educação remota

Em um ambiente de ensino remoto, a tecnologia é essencial. Afinal, foi justamente a tecnologia que permitiu que a educação remota tomasse forma — agora é ela também que permite que o ensino à distância seja tão eficiente quanto a sua versão presencial.

Aproveitar as ferramentas de tecnologia que ajudam a garantir que os alunos permaneçam concentrados em suas tarefas e atinjam seus objetivos de aprendizagem resultará em alunos mais participativos em sua própria educação.

Do lado dos professores, a tecnologia permite que acompanhem o desempenho em grupo e individual mais de perto, ao mesmo tempo que cria conexões interpessoais para que a falta do contato pessoal seja minimizada.

Além disso, a tecnologia também provou ser uma mão amiga para professores que às vezes têm dificuldade em explicar certas coisas dentro dos limites de uma sala de aula física. Professores experientes em tecnologia são capazes de preparar suas aulas de uma maneira mais estratégica, incluindo diferentes tipos de texto, modelos de atividades e controles interativos para os alunos.

Veja mais >> A LGPD e as instituições de ensino

  1. Aposte na educação remota interativa

A tecnologia dá aos professores a capacidade de envolver todos os alunos na aprendizagem interativa, para que possam treinar seu pensamento crítico e resolução de problemas. E, melhor ainda, isso pode funcionar em todas as disciplinas em um ambiente trans curricular.

Essa é uma maneira importante de tornar o aprendizado mais envolvente, especialmente no ambiente de ensino à distância, onde as atividades rotineiras podem ser fáceis, mas deixar os alunos desinteressados.

Ao desenvolver diferentes atividades, integrar tecnologias e criar uma variedade de oportunidades de avaliação, a interação online incentiva o envolvimento dos alunos e ajuda na retenção de conhecimento.

Os fóruns de discussão têm sido muito usados ​​na construção do processo de aprendizagem na educação remota. Por meio deles, os alunos podem conduzir as conversas com mais flexibilidade e compartilhar insights com uma reflexão aprofundada dos conhecimentos e habilidades adquiridos.

Outras atividades de interação comumente usadas são gincanas temáticas, viagens de campo virtuais a locais clínicos / museus / zoológicos, vídeos interativos (questionário em vídeo) e palestras guiadas por perguntas etc.

  1. Obtenha feedback e analise dados

Outro dos grandes benefícios da educação remota é a quantidade de dados gerada. Assim como empresas e indústrias no mercado, sua instituição de ensino pode usar o poder dos dados para melhorar as técnicas de aprendizagem e reter alunos.

Sua empresa de ensino online provavelmente ainda não está toda formada — este é um trabalho ainda em andamento, que deve depender também do que seus alunos têm a dizer. Professores e instituições devem definir formas de coletar dados sobre as aulas, analisar as informações e extrair insight acionáveis a partir delas, para que se transformem em melhorias efetivas na sala de aula virtual.

Por isso, o primeiro passo, é mostrar aos alunos que a opinião deles importa e que eles podem se sentir à vontade para expressá-la. É preciso garantir que os alunos se sintam confortáveis com a tecnologia utilizada na sala de aula virtual e que não haja problemas técnicos na conexão entre alunos e professores.

Além disso, os alunos também devem ter um espaço para opinar sobre os métodos de ensino de cada professor e o que acham que pode melhorar. Ao sentir que suas vozes são ouvidas, os alunos estarão muito mais propensos também a escutarem eles mesmos.

A mudança repentina em direção ao aprendizado remoto não foi fácil, mas as técnicas de aprendizado colaborativo podem ajudar os alunos a se sentirem envolvidos e engajados, mesmo por meio de uma tela de computador.

A aprendizagem colaborativa online não acontece espontaneamente. Requer um planejamento cuidadoso e as ferramentas certas para tornar a participação fácil e simples. Procure um parceiro que te ajude a desenvolver fluxos projetados para envolver mais os alunos, mesmo a milhares de quilômetros de distância.

Gostou do nosso artigo? Continue aprendendo e veja também as soluções para ensinar em um mundo cada dia mais digital!

N&DC Systems IntegrationEducação remota: 4 dicas para otimizar a colaboração entre alunos e professores
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Atendimento remoto na triagem de pacientes: capacite médicos, equipes e otimize a segurança de todos!

O campo da telemedicina, ou atendimento remoto, mudou drasticamente desde o seu início. Você pode se surpreender, mas a ideia de cuidar de pacientes remotamente não é nova, tendo surgido há cerca de cinquenta anos quando alguns hospitais começaram a fazer experiências com telemedicina para alcançar pessoas em locais remotos.

Porém, com as rápidas mudanças na tecnologia nas últimas décadas e com o isolamento imposto pelo coronavírus, o atendimento remoto se transformou em um serviço integrado usado em hospitais, residências, consultórios médicos particulares e outras instalações de saúde.

Para te mostrar, fizemos um breve resumo dos avanços do atendimento remoto de pacientes nos últimos anos, das tecnologias usadas e dos benefícios que a telemedicina traz tanto para instituições de saúde quanto para pacientes. Acompanhe!

Telemedicina: o atendimento remoto dos pacientes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se refere à telemedicina como “cura à distância”. Basicamente, a telemedicina é o uso de tecnologia para fornecer serviços clínicos remotos aos pacientes. Os médicos usam a telemedicina para a transmissão de imagens digitais, consultas por vídeo e diagnóstico médico remoto.

Hoje, as pessoas não precisam mais agendar uma visita pessoal ao médico para receber o tratamento. O uso de conexões seguras de vídeo e áudio possibilita aos especialistas tratar os pacientes mesmo que eles estejam em suas próprias casas.

O primeiro objetivo do atendimento remoto de pacientes era atender aquelas pessoas que viviam em lugares remotos, longe dos grandes centros médicos. Hoje, a telemedicina continua ajudando a solucionar esse problema, mas ganhou novos propósitos nos últimos anos.

Além de permitir que as pessoas continuassem isoladas como forma de mitigar a propagação do coronavírus, o paciente moderno de hoje busca mais conveniência nos seus agendamentos. Ele quer marcar e realizar consultas pela internet, sem que precise perder tempo se deslocando ou aguardando em salas de espera lotadas — benefícios que o atendimento remoto oferece.

Os benefícios do atendimento remoto de pacientes

Conhecida como um avanço tecnológico que está mudando toda a infraestrutura de saúde, a telemedicina veio para ficar. Hoje, pacientes, provedores e pagadores podem se beneficiar com o atendimento remoto.

Sistemas de saúde, consultórios médicos e instalações de enfermagem qualificadas estão usando a telemedicina para fornecer cuidados com mais eficiência. As tecnologias que vêm integradas ao software de telemedicina, como registros médicos eletrônicos, diagnósticos de IA e dispositivos médicos de streaming, podem auxiliar melhor os provedores no diagnóstico e tratamento.

Este último permite que os provedores monitorem os pacientes em tempo real e ajustem os planos de tratamento quando necessário. Em última análise, isso leva a melhores resultados para o paciente.

Os provedores também podem se beneficiar com o aumento da receita. Ao utilizar a telemedicina, os médicos podem atender mais pacientes sem a necessidade de contratar mais funcionários ou aumentar o espaço do escritório. Especialistas em telemedicina ajudam os provedores a configurar soluções de telemedicina compatíveis com as leis em voga, para agilizar os fluxos de trabalho e melhorar o atendimento ao paciente.

Do lado dos pacientes, a telemedicina permite que eles tenham acesso ilimitado aos serviços de saúde e vejam um médico sem sair de casa. Idosos com dificuldades de locomoção e pessoas em locais remotos podem fazer uma consulta com o uso de dispositivos médicos de streaming. A propagação de doenças (como a COVID-19) também é reduzida, pois aqueles contaminados não precisam expor outras pessoas em salas de espera lotadas.

Como o atendimento remoto é aplicado

Então, agora você sabe o que é o atendimento remoto e como ele beneficia instituições e pacientes. Mas como os sistemas de telemedicina são realmente entregues? Que tipo de tecnologia permite conexões digitais entre um provedor em um grande hospital e um paciente em uma casa rural remota?

Com a expansão da internet, muito da forma como a telemedicina é fornecida mudou. Agora, com uma simples conexão à internet, muitos pacientes em áreas remotas podem cuidar da sua saúde e se conectar com médicos onde quer que estejam.

No entanto, muitos podem se perguntar quais são as aplicações mais valiosas da telemedicina? Vamos descobrir algumas maneiras populares que a telemedicina é usada hoje.

Gestão de doenças crônicas

Os dispositivos tecnológicos de hoje permitem aos médicos monitorar a saúde dos pacientes de longe. Os vestíveis permitem que os provedores acessem a frequência cardíaca, pressão arterial, níveis de glicose e muito mais por meio da transmissão de dados de um dispositivo para outro, possibilitando que acompanhem pacientes com doenças crônicas de longe, sem que eles tenham que se deslocar regularmente para hospitais ou clínicas.

Gestão de medicação

Aqueles no setor de saúde reconhecem que o gerenciamento de medicamentos é essencial, especialmente entre os idosos. Os idosos têm maior probabilidade de esquecer de tomar seus medicamentos, e é aí que entra a telemedicina. Prestadores de serviços e outros profissionais de saúde podem usar a tecnologia para monitorar quando e se seus pacientes tomaram os medicamentos. Como resultado, isso leva a menos readmissões hospitalares.

Compartilhando informações médicas

Hoje, os médicos da atenção primária podem se conectar com especialistas que estão em outro local. Informações de saúde, como imagens diagnósticas, análises de sangue e muito mais dados podem ser compartilhados para uma avaliação apropriada do paciente em tempo real.

Esvaziando a sala de emergência 

Sem dúvida, o pronto-socorro é um dos ambientes mais caros, superlotados e estressantes da saúde. Com a telemedicina, salas de emergência superlotadas podem ser reduzidas fazendo com que os pacientes consultem um médico remoto usando primeiro o chat por vídeo. O médico remoto pode determinar se aquele indivíduo deve procurar atendimento em um departamento de emergência, o que aumenta a eficiência do pronto-socorro.

O atendimento remoto ainda tem muito a avançar para se tornar uma opção realmente viável a todos. No entanto, os avanços dos últimos anos mostraram que a tecnologia na medicina veio para ficar, melhorando os cuidados oferecidos ao paciente e otimizando os custos internos das instituições.

Quer saber mais sobre o atendimento remoto? Veja 5 tendências para o futuro da medicina e saiba como elas podem afetar sua instituição ou entre em contato com nossos especialistas. Estamos prontos para te auxiliar em qualquer dúvida.

N&DC Systems IntegrationAtendimento remoto na triagem de pacientes: capacite médicos, equipes e otimize a segurança de todos!
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Mobile experience: como é possível melhorar o engajamento dos alunos no campus?

Atualmente, os dispositivos móveis são onipresentes e permeiam todos os aspectos de nossa vida, permitindo-nos fazer as coisas quando e onde precisamos. Com tamanha importância, não é de admirar que as experiências móveis (mobile experience) tenham alcançado também a educação.

Quando falamos de educação, o impacto de uma boa experiência móvel pode ser sentido diretamente no desempenho dos alunos. A educação pode ser (e está sendo!) completamente transformada pela nuvem e aplicativos móveis que permitem superar desafios e aumentar o alcance do conhecimento.

O mobile experience na educação pode aumentar o engajamento de toda comunidade (incluindo alunos, professores, funcionários, administradores e pais) de formas nunca vistas.

Para que você fique por dentro, abaixo te mostramos os desafios que podem ser superados na educação com a ajuda de tablets e smartphones! Acompanhe!

Os desafios da educação que o mobile experience ajuda a superar

O mobile experience na educação representa uma forma de abordar vários dos nossos problemas educacionais. Dispositivos como smartphones e tablets permitem a inovação e ajudam alunos, professores e pais a obter acesso a conteúdo digital e avaliação personalizada vital para um mundo pós-industrial.

Os dispositivos móveis, usados ​​em conjunto com a conectividade sem fio 4G / 5G são ferramentas essenciais para melhorar o aprendizado dos alunos. A tecnologia de conexão sem fio é uma forma de fornecer novos conteúdos e facilitar o acesso às informações onde quer que o aluno esteja, dentro ou fora da sala.

À medida que telefones celulares, tablets e outros dispositivos conectados se tornam mais comuns e acessíveis, o mobile experience pode melhorar drasticamente o aprendizado e levar conteúdo digital aos alunos.

Os alunos adoram a tecnologia móvel e a usam regularmente em suas vidas pessoais. Portanto, não é surpresa que os jovens queiram empregar dispositivos móveis para tornar a educação mais envolvente e personalizá-la de acordo com suas necessidades específicas.

Em comparação com atividades não-tecnológicas, a tecnologia móvel permite aumentar o envolvimento dos alunos. Por isso, instituições de ensino e educadores precisam entender como aproveitar o mobile experience para impulsionar o aprendizado.

Veja mais >> Os segredos de ensinar em um mundo digital

Os benefícios do mobile experience para a educação

A aprendizagem móvel torna possível estender a educação além dos limites físicos da sala de aula e além dos períodos fixos do dia escolar. Ela permite que os alunos acessem o conteúdo de casa, se comuniquem com professores e trabalhem com outras pessoas online.

Dessa forma, o mobile experience oferece os seguintes benefícios para alunos, educadores e instituições:

  1. Aprenda em qualquer lugar, a qualquer hora

O aprendizado móvel permite flexibilidade, eliminando a necessidade de que o ensino aconteça em um determinado momento e lugar, e permitindo que os alunos acessem o conteúdo quando e onde quiserem.

Isso aumenta a flexibilidade, algo valorizado por alunos que, cada dia mais, dividem seu tempo de estudo com diversas outras atividades. O mobile experience se integra perfeitamente a aprendizagem na rotina diária do aluno, o que resulta na conclusão bem-sucedida do estudo e na retenção de conhecimento.

  1. Entrega reduzida levando a um aprendizado mais rápido

A mudança em direção à micro aprendizagem — que permite aos alunos digerir “pedaços” menores de conteúdo para aumentar a absorção — é impulsionada pela adoção de celulares como um modo de aprendizagem.

O conteúdo apresentado através de dispositivos móveis é nítido e conciso. As informações são mais facilmente acessíveis quando necessárias para o treinamento, não importa onde o aluno esteja. Isso ajuda a evitar a sobrecarga cognitiva e aumenta o aprendizado.

  1. Melhora a retenção de conhecimento

O mobile experience leva a uma maior retenção de conhecimento, graças ao fato de que os alunos são mais propensos a lembrar de dados nítidos e concisos, que eles consideram relevantes e relacionáveis, no momento que precisarem.

Assim, eles serão capazes de relembrar informações de maneira mais fácil e melhorar seu desempenho, visto que conseguem gravar o assunto em sua memória de longo prazo.

Além disso, mais e mais alunos agora preferem conteúdo multimídia para permanecer envolvidos em um ambiente de aprendizagem, como vídeos, podcasts e áudios. Eles também apreciam mais controle sobre suas sessões de ensino — tudo possibilitado pelo mobile experience.

  1. Personalização que leva a uma taxa maior de engajamento

Uma das vantagens amplamente conhecidas do aprendizado móvel é a personalização. Os cursos feitos sob medida promovem uma maior taxa de engajamento e motivação para os alunos.

Em suas vidas individuais, os jovens estão acostumados aos conteúdos personalizados e comunicação instantânea. Eles buscam informações 24 horas por dia e querem informações que sejam relevantes para seus interesses particulares.

Assim, a educação também deve ser uma atividade individualizada. O conteúdo deve ser onipresente e personalizado para que os alunos possam seguir suas paixões de aprendizado e descobrir onde obter respostas para perguntas básicas.

  1. Design responsivo que leva à fácil adoção

Todos nós já nos deparamos com sites que ficam bem em nossos computadores e notebooks, mas não funcionam bem em nossos smartphones.

O design responsivo permite que a interface se adapte a vários tamanhos de dispositivos, seja desktop, laptop, smartphone ou tablet. Isso possibilita que os alunos tenham sempre o conteúdo em mãos, não importa qual dispositivo utilizem.

A adoção do mobile experience na educação vai de encontro às mudanças que a tecnologia tem trazido ao perfil comportamental do aluno. Cada dia mais, as novas gerações dominam as salas de aula de faculdades, querendo uma aprendizagem adequada às suas realidades.

Para saber mais sobre como o mobile experience melhora o engajamento dos alunos, entre em contato conosco!

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Tecnologia na Medicina: eleve a segurança de dados no ambiente de trabalho a outro patamar!

A tecnologia na medicina está ajudando hospitais em todo o mundo a aliviar suas cargas administrativas e melhorar os resultados de saúde dos pacientes. Agora, a tecnologia também está sendo usada na segurança da informação para garantir a segurança dos dados dos pacientes.

Aplicações como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML — também conhecido como aprendizado de máquina) estão permitindo aos agentes na saúde identificar qualquer sinal de ameaça e criar uma resposta célere e eficaz.

No artigo de hoje, te mostraremos os desafios que um ciberataque pode representar para organizações de saúde e como essas tecnologias estão sendo aplicadas na medicina para elevar a segurança no ambiente de trabalho! Acompanhe:

Os desafios de segurança de dados na saúde

As mais novas vulnerabilidades cibernéticas não são necessariamente a maior ameaça cibernética que uma organização de saúde pode enfrentar. De acordo com o relatório de cibersegurança da Cisco realizado em 2020 – “Simplifique para proteger”, não existem dúvidas de que os cibercriminosos são bem financiados e estão em constante inovação.

Consequentemente, muitas ameaças comuns continuam a ser problemáticas nos na área de saúde, incluindo:

  • Malware e ransomware: os cibercriminosos usam malware e ransomware para desligar dispositivos individuais, servidores ou mesmo redes inteiras. Em alguns casos, um resgate é exigido para retificar a criptografia;
  • Ameaças da nuvem: uma quantidade crescente de informações de saúde protegidas está sendo armazenada na nuvem. Sem a criptografia adequada, isso pode ser um ponto fraco para a segurança das organizações de saúde;
  • Sites enganosos: criminosos cibernéticos criam sites com endereços semelhantes a sites confiáveis para ludibriar funcionários desavisados. Alguns simplesmente substituem .com por .gov, dando ao usuário incauto a ilusão de que os sites são iguais;
  • Ataques de phishing: essa estratégia envia grandes quantidades de e-mails de fontes aparentemente confiáveis ​​para obter informações confidenciais dos usuários;
  • Pontos cegos de criptografia: embora a criptografia seja crítica para proteger os dados de saúde, ela também pode criar pontos cegos onde os hackers podem se esconder das ferramentas destinadas a detectar violações;
  • Erro de funcionários: mesmo que não intencionalmente, os funcionários de uma organização de saúde podem expô-la a riscos. Isso pode acontecer com o uso de senhas fracas, compartilhamento de senhas ou abertura de links suspeitos;
  • Dispositivos conectados à internet: outra ameaça crescente na segurança da saúde é encontrada nos dispositivos médicos. Conforme os marcapassos e outros equipamentos se conectam à internet, eles enfrentam as mesmas vulnerabilidades de outros sistemas de computador.

Tecnologia na medicina: o papel da automação ​​na segurança de dados

As inovações introduzidas pelos cibercriminosos em breve poderão superar as tecnologias que as organizações de saúde possuem atualmente. Para sobreviver, é fundamental que as equipes de TI da área de saúde desenvolvam e implantem tecnologias avançadas e integradas.

Felizmente, essas tecnologias já existem e estão disponíveis. A automação, por exemplo, é utilizada não só para tornar rotinas de trabalho mais eficazes, mas também para monitorar o perímetro da rede de uma organização de saúde e segmentar o tráfego.

Essas tecnologias de segmentação interna são capazes de identificar e isolar automaticamente dados confidenciais (localizados atrás de firewalls dentro da rede) com base em protocolos de segurança específicos. Isso garante que um dispositivo comprometido nunca seja capaz de se espalhar lateralmente e, assim, infectar toda a rede de saúde.

As equipes de TI da área de saúde também podem usar a automação para aprimorar ou substituir funções básicas de segurança e tarefas do dia a dia, como rastreamento e correção de dispositivos, e configuração de dispositivos de segurança e rede.

A automação também pode ser aproveitada para detectar vulnerabilidades de dispositivos, aplicar protocolos de segurança ou uma política de sistema de prevenção de intrusão (IPS) para protegê-los até que um patch esteja disponível, ou para modificar políticas e protocolos em tempo real em resposta a ameaças detectadas recentemente.

Tecnologia na medicina: o papel da Inteligência Artificial ​​na segurança de dados

Há um velho ditado em segurança de rede: “os invasores só precisam acertar uma vez. Você precisa estar certo todas as vezes”. A única maneira de ficar à frente dos cibercriminosos é agir imediatamente. Para isso, além de automatizar tarefas, a chave para a segurança da informação é a visibilidade.

Você não pode proteger o que não pode ver. Por outro lado, se você sabe o que está acontecendo em sua rede, pode identificar rapidamente qualquer comportamento anômalo e agir para impedir que se espalhe por toda a rede. O segredo para conquistar tamanha visibilidade é a Inteligência Artificial.

IA na Medicina

A IA permite à organização de saúde capturar e correlacionar todas as informações de ameaças relevantes da rede, adicionando transparência às operações. Junto com o Machine Learning, a IA faz com que os dispositivos de segurança da organização aprendam continuamente a partir dos dados observados para entender quais sinais apontam ou não para uma possível ameaça.

A atual tecnologia na medicina possibilitou a criação de uma base de conhecimento específica da indústria que pode ser “lida” utilizando análises de Big Data. Essas análises permitem examinar e analisar quantidades massivas de dados em tempo hábil, encontrando padrões de comportamento das ameaças, que são utilizados no desenvolvimento de soluções e infraestrutura de segurança posteriormente.

A segurança da informação na saúde precisa ser capaz de operar em velocidades cada dia maiores. Isso significa investir em tecnologia na medicina para automatizar as respostas aos ataques e permitir que as redes possam aprender com dados históricos para tomar decisões eficazes e autônomas.

Quer conhecer mais soluções de segurança para a saúde? Fale com nossos especialistas.

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