Como adaptar a rede empresarial para sua equipe em home office.

A atual crise de pandemia de COVID-19 alterou os padrões de tráfego de rede e acelera as tendências em direção a sistemas sem fio, móveis e baseados em nuvem. Já vimos um aumento no acesso remoto e no tráfego principal da Internet, bem como uma redução massiva no tráfego da rede empresarial, uma vez que a maioria da força de trabalho está em home office.

A dependência do home office enfatiza a necessidade de um serviço de banda larga seguro e confiável e potencialmente impulsiona o crescimento da rede para da Banda Larga de Alta Velocidade (ex. FTTH, 4G, GPON) como o link principal ou secundário para trabalhadores distribuídos.

A necessidade de operações eficientes da rede empresarial mudou drasticamente à medida que as empresas aumentam seus recursos para manter operações ininterruptas de redes de data center e comunicações de negócio.

Desafios da rede empresarial durante a pandemia de covid-19

O surto de COVID-19 está afetando todos os setores das organizações. Um aumento na força de trabalho remota criou desafios de capacidade tecnológica nos departamentos de TI das empresas, inibindo sua capacidade de fornecer suporte às necessidades organizacionais que mudam rapidamente.

A escalada do home office aumentou a demanda da infraestrutura de rede empresarial, com um acréscimo significativo nos requisitos de suporte ao usuário e novos obstáculos de gerenciamento de ameaças à segurança.

Temos basicamente três desafios comuns que as equipes de TI estão enfrentando visando garantir a conectividade da rede empresarial e aumento da força de trabalho remota trazida pelo COVID-19:

Conectividade fora do escritório

Garantir uma conexão estável e segura entre os usuários finais e a rede empresarial, dados e / ou aplicativos está se tornando significativamente mais desafiador. Agora que as organizações estão fora do escritório e potencialmente em todo o mundo. Existem simplesmente mais camadas para gerenciar e mais pontos de falha para cobrir.

Em muitos casos, os departamentos de TI têm se esforçado para manter uma infraestrutura de rede empresarial confiável e ideal para facilitar o aumento da carga e as novas demandas. Eles não têm uma equipe interna adequada para gerenciar com eficácia essas necessidades.

O fato do conceito de rede local tem uma nova dimensão nesse novo cenário da pandemia, visto que as redes corporativas foram estendidas até a casa dos seus colaboradores. Com isso o conceito de redes baseadas em intenção e com visibilidade das aplicações facilitaram a vida das empresas que já tinha esse tipo de tecnologia implementada.

Fornecimento de suporte ao usuário final

A COVID-19 forçou muitas organizações a implantar rapidamente novas ferramentas para ajudar a colaborar e se comunicar em toda a organização, com seus clientes e parceiros.

Com o desconhecimento e a falta de experiência com essas novas ferramentas e recursos, os usuários finais ficam frustrados e inevitáveis ​​ao telefone com a central de atendimento.

Esse influxo de solicitações de suporte ao usuário fez com que os departamentos de TI internos se dispersassem muito, especialmente para organizações de TI que compartilham responsabilidades entre equipes.

Lembre-se de que ainda temos a infraestrutura expandida que precisamos gerenciar. Este problema está ficando cada vez mais desafiador.

Gerenciando os riscos de segurança adicionais do COVID-19

Agora que os dados não são mais mantidos somente entre “paredes da empresa”, eles representam um risco adicional de vazamento e perda de dados.

Sejamos realistas, em decorrência de tudo o que aconteceu nesses últimos meses, “nossas guardas estão abatidas” e estamos suscetíveis a ataques, uma vez que as ações de proteção e segurança ficaram abaladas em decorrência do momento atual que visa a continuidade do negócio, em um cenário de transição entre o escritório e o home office.

Muitas organizações de TI estão lidando atualmente com um aumento nos incidentes de segurança à medida que seus usuários são vítimas do aumento de ameaças de phishing e malware.

Portanto, agora temos um departamento de TI já sobrecarregado para lidar com a mudança da estrutura da rede empresarial, suporte ao usuário e necessidades de segurança. Como vamos resolver isso? Deve haver uma maneira mais eficaz.

Como manter e dar suporte a rede empresarial para atender à demanda crescente e em constante mudança

Os líderes de rede corporativa precisarão reforçar as mudanças forçadas a eles em 2020 e se concentrar em novas iniciativas de conectividade corporativa para atender às demandas de uma economia ressurgente.

Aqui estão os principais itens da lista de tarefas de conectividade corporativa:

  • Permitir que uma força de trabalho remota permanente ampliada seja altamente produtiva, com links de rede confiáveis ​​e de alta largura de banda;
  • Adoção de tecnologias seguras para interconexão (VPN, Cloud, SD-Wan);
  • Preparar uma rede empresarial segura para que os trabalhadores possam retornar à conectividade do escritório com seus dispositivos, que eventualmente podem estar desatualizados.
  • Redes baseadas em intenção e visibilidade de aplicações;

Na prática, o caminho a seguir será diferente para cada empresa e repleto de variáveis ​​que serão difíceis de avaliar.

Por exemplo, o tamanho e a duração da inevitável recuperação dos negócios são impossíveis de prever e podem variar amplamente de um setor para outro.

Para muitas empresas, uma abordagem de prontidão vigilante, na qual novas tecnologias são implantadas de forma incremental, posicionará essas organizações para se moverem rapidamente quando surgirem oportunidades.

Com a N&DC, sua empresa pode contar com a infraestrutura de rede empresarial segura e adaptada aos desafios do home office, mitigando os riscos da proteção de dados, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações e operações de negócio em toda sua infraestrutura de tecnologia.

Para saber como garantir a segurança da informação em sua empresa ente em contato com nossos especialistas para saber mais!

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 19 anos oferecendo tecnologia de ponta. Conta com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua.

Nossa missão é servir com excelência para o sucesso dos nossos clientes através da Inovação tecnológica, atendendo as necessidades dos nossos Colaboradores, Parceiros e Acionistas.

O objetivo de toda equipe N&DC é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam as necessidades atuais do mercado de TI.

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