O que é SASE – Secure Access Service Edge e os benefícios para a segurança de rede

Secure Access Service Edge (SASE) é um conceito de arquitetura que surgiu com base em ambientes pensados 100% na cloud, onde consegue entregar de maneira eficiente toda a parte de conectividade (seja overlay, VPN ou acesso remoto), Segurança (SWG/SIG, Firewall, CASB) e Identidade (Zero Trust).

O SASE acaba sendo uma evolução das arquiteturas tradicionais de rede de bem como de segurança (on-premisses) e passa a ser entregue na cloud.

Com isso o SASE permite que as empresas conectem forças de trabalho geograficamente diversas com segurança, e principalmente passa a construir políticas baseadas no usuário final, visto que os interesses de tráfego e bem como o “escritório” pode ser em qualquer lugar do mundo.

Quais são os benefícios do SASE?

Existem vários motivos para confiar no SASE para segurança cibernética. Aqui estão algumas das principais vantagens de utilizar essa arquitetura:

  • Operações de segurança mais simples e menos dispendiosas: contar com o modelo SASE minimiza o número de ferramentas e soluções de segurança das quais sua organização depende;
  • Acesso seguro para usuários remotos e móveis: as soluções SASE são ideais para empresas que desejam garantir que os funcionários que trabalham em casa possam acessar com segurança os aplicativos e recursos necessários para realizar seus trabalhos;
  • Maior visibilidade: ao consolidar várias funcionalidades de rede e segurança de TI em uma solução, o modelo SASE geralmente aumenta a segurança e a transparência da rede;
  • Gerenciamento centralizado: a solução geralmente permite que a equipe de segurança e rede faça seu trabalho com mais eficiência, combinando funções de rede e segurança em um só lugar.

Aproveite ao máximo todos os benefícios do modelo SASE

Na prática, o SASE oferece vários benefícios para segurança, desempenho e gerenciamento de rede de escritórios remotos e de filiais. O Gartner prevê que pelo menos 40% das empresas terão planos para adoção do SASE até 2024. A arquitetura utilizada pelo SASE alinha-se com seus objetivos de negócios e requisitos de segurança e gerenciamento de rede.

As implementações do SASE podem resolver muitos desses desafios de trabalho remoto. Em vez de criar um túnel criptografado entre cada estação de trabalho remota e sua rede primária, como uma VPN, o SASE conecta usuários remotos a pontos de presença (PoPs) próximos para acessar aplicativos e recursos corporativos na nuvem ou no data center.

O SASE fornece segurança adicional usando agentes de segurança de acesso à nuvem (CASBs) para aplicar políticas de controle de acesso corporativo a recursos fora do data center, como ferramentas de software como serviço (SaaS) ou outros aplicativos de nuvem.

Apesar desses controles de segurança robustos, o SASE ainda reduz a latência da rede e melhora o desempenho do aplicativo para trabalhadores remotos em comparação com uma VPN. Em vez de depender de um número limitado de gateways VPN para lidar com todo o seu tráfego remoto, o SASE usa uma ampla rede de PoPs para conectar usuários remotos aos serviços e aplicativos de que precisam.

A substituição de VPNs por SASE para sua força de trabalho remota melhora a segurança de seu tráfego e sistemas remotos, reduz a latência da rede, aumenta o desempenho de aplicativos SaaS e em nuvem e simplifica o gerenciamento remoto de rede e segurança.

Otimize a segurança e o desempenho da SD-WAN

O SASE permite que as equipes gerenciem o tráfego e a segurança SD-WAN a partir de um único painel.

As soluções SASE agregam recursos de segurança como CASB, firewall como serviço (FWaaS) e acesso à rede de confiança zero (ZTNA) em um único serviço nativo da nuvem para prevenir, detectar e mitigar ataques à rede sem a necessidade de implantar vários dispositivos e soluções de segurança para todas as suas filiais.

Para implementações de SD-WAN existentes, você pode colocar os recursos de segurança de rede do SASE nos dispositivos WAN em cada filial para fornecer firewall de última geração, proteção contra intrusões, análise e funcionalidade unificada de gerenciamento de ameaças sem comprar nova infraestrutura.

Isso significa que você pode gerenciar a segurança de todas as suas filiais sem precisar instalar firewalls e outros dispositivos de proteção em cada local, reduzindo a complexidade da rede ao combinar SD-WAN e segurança em uma solução gerenciada centralmente.

Além disso, como o modelo SASE conecta usuários remotos e de filiais com SaaS e aplicativos em nuvem por meio de pontos de acesso, você não precisará fazer mudanças do tráfego de sua filial por meio do firewall de sua rede principal.

Isso significa que seu tráfego externo, de filiais a serviços em nuvem e vice-versa, ignora totalmente sua rede primária, reduzindo gargalos e atrasos e melhorando o desempenho da rede e dos aplicativos das empresas.

Como posso implementar o SASE no meu negócio?

Vários fornecedores de soluções de TI oferecem SASE. É importante considerar os pontos problemáticos e as metas específicas da sua empresa ao avaliar suas opções. Os serviços de consultoria de especialistas em tecnologia podem ajudar a agilizar o processo de compra da tecnologia certa para o seu negócio.

Por fim, você deve ter em mente que o SASE é um princípio orientador ou uma estrutura, não um produto específico ou uma diretiva de conformidade. Como acontece com qualquer tecnologia, você deve entender seus recursos, combiná-los com seus requisitos e escolher fornecedores com base em sua análise.

N&DC Systems IntegrationO que é SASE – Secure Access Service Edge e os benefícios para a segurança de rede

Related Posts