4 categorias de monitoramento necessárias para as equipes de TI

Basicamente, o monitoramento da infraestrutura tecnológica de uma empresa é um processo crítico de TI que rastreia componentes e terminais e fornece informações sobre falhas, desempenho e tráfego.

Essa supervisão envolve o acompanhamento de problemas críticos da infraestrutura de TI, fornecendo detecção de falhas e problemas na integridade de vários elementos, desde o nível do dispositivo até os níveis de protocolo e interface.

Os sistemas de monitoramento de infraestrutura geralmente incluem ferramentas que rastreiam as operações da rede. É fundamental monitorar o tráfego, a utilização da largura de banda e outras métricas usando contadores de desempenho.

O monitoramento de rede ajuda os administradores de TI a reduzir o tempo de reparo (MTTR) para resolver problemas de desempenho de rede em tempo real com alertas instantâneos e dados na forma de tabelas, gráficos, gráficos, painéis e relatórios.

Examinar a integridade e o desempenho das interfaces de rede em busca de suas falhas ajuda a gerenciar vários recursos de rede, tanto no local quanto remoto.

Na prática, o monitoramento da infraestrutura de TI pode assumir várias formas, dependendo do que precisa ser examinado.

À medida que as arquiteturas tecnológicas se tornam mais centradas em software e descentralizadas de uma perspectiva híbrida e de várias nuvens, as equipes de TI podem achar confuso entender os vários tipos de métodos e ferramentas de monitoramento.

Vejamos quatro categorias de monitoramento, junto com mecanismos e protocolos específicos, que podem fornecer o nível certo de visibilidade de que uma organização precisa.

1. Monitoramento de disponibilidade

O monitoramento de disponibilidade é a maneira mais simples para as equipes de TI saberem se um dispositivo está ativo e operacional.

Algumas ferramentas de monitoramento de disponibilidade fazem mais do que apenas monitorar se um dispositivo está completamente online ou offline. Notificações de status de interface específicas e verificações de hardware num todo geralmente utilizadas neste grupo.

Exemplos de protocolos comumente usados ​​que monitoram a disponibilidade de dispositivos incluem o seguinte:

  • Protocolo de mensagens de controle da Internet (ICMP). Um ping ICMP é um teste de verificação simples que mostra se um dispositivo está acessível na rede.
  • Protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP). O SNMP monitora o status do dispositivo e da interface.

Logs de eventos (syslog). Os servidores de coleta de syslog podem acionar alertas quando uplinks, interfaces ou rotas ficam indisponíveis.

2. Monitoramento de configuração

O monitoramento de configuração é essencial para aqueles que gerenciam componentes tradicionais que usam arquivos de configuração local.

São ferramentas automatizadas que podem comparar dispositivos configurados de forma semelhante quanto a imprecisões são essenciais, tanto do ponto de vista do desempenho quanto da segurança de TI.

Essas ferramentas normalmente pegam a saída da linha de comando de um arquivo de configuração do dispositivo e a comparam com outros arquivos que executam tarefas semelhantes na rede.

As equipes de TI podem investigar as diferenças entre as configurações para garantir que todos os componentes da rede sejam configurados para operar de forma idêntica.

Os principais recursos no monitoramento de configuração incluem:

  • Monitoramento em tempo real das alterações na configuração da rede e quem fez essas alterações;
  • Reversão de configuração automatizada quando ocorrem alterações não autorizadas;

Comparação de configuração entre dispositivos de rede para detectar imprecisões de configuração.

3. Monitoramento de desempenho

O monitoramento de desempenho tem ênfase na experiência do usuário final.

Assim, a performance se concentra mais na utilização da rede, latência e seleção de caminho abaixo do ideal.

Exemplos de protocolos de monitoramento incluem o seguinte:

  • SNMP. Isso envia alertas quando as interfaces, a CPU e a memória do Hardware estão sobrecarregadas.
  • Logs de eventos (syslog). O Syslog registra alertas do sistema quando a atinge eventos inesperados no sistema, ou quando ocorrem alterações / falhas de Hardware ou software inesperadas.
  • Monitoramento baseado em fluxo. Isso fornece visibilidade em conversas de fluxo de rede específicas e a quantidade de largura de banda consumida por cada fluxo.
  • Análise de captura de pacotes. Isso fornece uma análise profunda de conversas em rede que geralmente apontam para problemas de transporte subjacentes, que as ferramentas de monitoramento da camada superior não podem ver.

Telemetria de streaming. Trata-se de uma coleta e análise de dados de desempenho e integridade da rede em tempo real usados ​​para identificar e resolver rapidamente problemas complexos.

4. Monitoramento de infraestrutura em nuvem

Em muitos casos, instâncias de nuvem privada e pública podem usar os mesmos tipos de ferramentas de monitoramento de rede implementadas em redes corporativas.

No entanto, muitos provedores de serviços em nuvem oferecem seu próprio conjunto de ferramentas integradas de monitoramento de rede. Embora essas ferramentas de monitoramento de nuvem geralmente sejam gratuitas para os clientes, elas normalmente não podem se integrar a outras ferramentas de terceiros que as organizações já usam.

Por fim, as empresas devem pesar os prós e os contras de gerenciar vários serviços de monitoramento de infraestrutura distribuídos versus gastar mais tempo e esforço para centralizar o monitoramento em um punhado de ferramentas.

A implementação dessas ferramentas pode ser mais exigente, mas elas ajudam a fornecer visibilidade total no ambiente local e nuvem.

Gostaria de obter mais informações sobre monitoramento?

Consulte nossos especialistas

Sobre a N&DC 

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 20 anos oferecendo tecnologia de ponta. 

Conta com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua, sempre visando no desenvolvimento de soluções de TI focando na excelência em atendimento e prestação de serviços” e apoiando nossos clientes do início ao fim. 

O objetivo de toda equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam as necessidades atuais do mercado de TI com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade. 

Tecnologia de forma simples, segura e completa! 

Para saber como garantir a segurança da informação em sua empresa, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. 

N&DC Systems Integration4 categorias de monitoramento necessárias para as equipes de TI

Related Posts